domingo, 22 de agosto de 2010

Gwoemul (O Hospedeiro)


Não me lembro de ter visto um filme da Coréia do Sul antes, talvez até tenha acontecido, mas se vi com certeza não foi marcante porque um fato que me chamou atenção deste O Hospedeiro é o fato de vir daquele país, além também de uma rápida apresentação sobre o filme no Telecine Cult com o Janot. Fiquei surpreso do filme estar sendo exibido no canal e nunca ter ouvido sobre ele antes, e da surpresa para curiosidade foi um pulo.

O filme é muito bem feito tecnicamente. Tem boa fotografia, bons efeitos, bons personagens e uma história envolvente. Por conta de um despejo químico ilegal nas margens do Rio Han, um mutação ocorre dando origem a um monstro que passa a viver no rio. Um belo dia o monstrinho sai para se alimentar...da população local. E aí começa um filme que mistura elementos de terror, ação, suspense e comédia. Achei legalzinho de assistir.



Ficha Técnica:
Título Original: Gwoemul
Título no Brasil: O Hospedeiro
Direção: Joon-Ho Bong 
Roteiro: Chul-hyul Baek & Joon-Ho Bong
Gênero: terror, aventura
Origem: Coréia do Sul
Duração: 119min

Elenco:
Kang-ho Song ... Park Gang-Du
Hie-bong Byeon ... Park Hie-bong (as Byun Hee-bong)
Hae-il Park ... Park Nam-il
Doona Bae ... Park Nam-Joo (as Bae Doo-na)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

The Great Buck Howard (A Mente que Mente)


Outro dia liguei a tv e estava progama sobre o Tom Hanks. Contava sua história desde os anos em que estudava teatro em NY, passando pelo início da sua carreira como ator de comédia em filmes como Splash – Uma sereia em minha vida, Um dia a casa cai e Quero ser grande, que o lançou ao estrelato mundial. E seguia inumerando depois os longas de drama que consolidaram sua carreira e já no fim do programa mencionaram um recente filme que ele produziu e interpreta um papel secundário, como pai do protagonista do filme que não por coincidência foi interpretado por seu filho na vida real Colin Hanks. Este filme é O Grande Buck Howard. Aí eu me lembrei que havia anotado este filme na minha lista de filmes-a-ver há um tempo e nem lembrava mais o porque. Então apertei o play e fui conferir.

Não conhecia o diretor deste filme anteriormente, então não tinha grandes referências sobre o que esperar. O tal Buck Howard é uma celebridade esquecida, como existem diversas no mundo, porém ele não se contenta muito com esta condição e percorre o interior dos EUA se apresentando em diversos teatros para públicos saudosistas contudo não muito numerosas. A história começa quando Troy (Colin Hanks) decide largar a faculdade de direito, que foi um plano praticamente imposto por seu pai,  e aspira virar um escritor. No entanto, até que seu sonho de virar escritor se torne realidade e precisa pagar as contas e assim acaba aceitando um emprego como road manager de Buck Howard, sensacionalmente interpretado por John Malkovich.

No decorrer do filme vamos conhecendo mais sobre esta figuraça que é Buck Howard e a dedicação com que Troy emprega ao seu novo trabalho, mesmo sabendo ser algo temporário. E o roteiro é esperto o suficiente para não transformar o Buck Howard num trambiqueiro sem escrúpulos, mas sim uma pessoa que não consegue se desapegar do seu passado glorioso. É leve e bem rapido, cerca de 1h30 então entretem numa boa sem maiores compromissos. 



Ficha Técnica

Título original:The Great Buck Howard
Título no Brasil: A Mente que mente
Direção: Sean McGinly
Roteiro:Sean McGinly
Gênero:Comédia
Duração:01 hs 30 min


Elenco
John Malkovich (Buck Howard)
Colin Hanks (Troy Gable)
Emily Blunt (Valerie Brennan)
Ricky Jay (Gil Bellamy)
Steve Zahn (Kenny)
Tom Hanks (Sr. Gable)