terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

An Education (Educação)

E finalmente posso ficar tranquilo em relação ao Oscar 2010. Educação era o último indicado a melhor filme que faltava para completar a lista dos dez mais deste ano ao prêmio máximo da Academia.

É um drama sobre a chegada da vida adulta, a perda da virgindade e um relacionamento com um homem mais velho. Os americanos tem uma boa expressão para definir este tipo de drama, é o coming-of-age. Carey Mulligan interpreta Jenny, o alter ego cinematográfico da escritora inglesa Lynn Barber cuja história real original este filme. Ambientado na época de 60, vemos uma Londres ainda bem moralista pré swinging-London. A educação é coisa super sérias, as meninas tem que aprender latim e música clássica, e podem até ir para a Universidade, mas se um bom marido aparecer tudo isto pode ficar em segundo plano, pois aí a mulher tem seu lugar de dona de casa garantido. O painel mostrado no filme é bem rico. Consegue abordar bem toda esta construção de vida social que é moldada ainda na adolescência. O porém neste caso é que Jenny tem um pouco mais de tutano na cabeça e sabe pensar bem melhor que a média das garotas da sua idade. Apesar de isto não livrá-la de escolhas erradas, ainda pode garantir que tudo não termine de forma desastrosa.

Gostei muito da história, porém a direção e/ou roteiro poderiam ter uns momentos de clímax para melhorar a experiência. O filme parece um tanto linear do início ao fim. Não há grandes passagens ou embates, as situações vão se desenrolando e sendo resolvidas sem muito mistério ou problemáticas. É o único senão deste filme. E olha que quem escreveu o roteiro é o excelente, ao menos na literatura, Nick Hornby. 

Ficha Técnica:
Título Original: An Education
Título no Brasil: Educação
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby
Gênero: drama
Origem: UK
Duração: 98min

Elenco:
Carey Mulligan ... Jenny
Olivia Williams ... Miss Stubbs
Alfred Molina ... Jack
Cara Seymour ... Marjorie

Nenhum comentário:

Postar um comentário