quinta-feira, 30 de junho de 2011

Incendies (Incêndios)

Engraçado como as vezes bastam os minutos iniciais para ter certeza de que o filme é bom. Incêndios começa com a uma cena forte e tensa de  crianças tendo seu cabelo cortado a máquina enquanto toca "You and Who's Army?" do Radiohead. Daí pra frente, prepare-se porque a história é uma porrada atrás da outra.

Contada através de capítulos, sempre apresentando um novo personagem, vamos acompanhar a jornada dos gêmeos Jeanne e Simon em busca do passado da sua mãe, recém falecida, que em testamento os ordena a procurar o irmão e o pai que eles nunca souberam existir. Os gêmeos então partem do Canadá para os rincões do Oriente Médio aonde irão remexer numa história que têm consequências até hoje em suas vidas.

Chegou a ser indicado ao Oscar de Filme estrangeiro pelo Canadá, mas acabou perdendo a estatueta, mas não se engane, é um filmaço. Um pouco doente (não conto mais para não estragar o fim). Se tiver a chance veja já! 


Ficha Técnica:
Título Original: Incendies
Título no Brasil: Incêndios
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve
Gênero: Drama
Origem: França / Canadá
Duração: 120min


Elenco:

Lubna Azabal ... Nawal Marwan
Mélissa Désormeaux-Poulin ... Jeanne Marwan
Maxim Gaudette ... Simon Marwan
Rémy Girard ... Notary Jean Lebel
Abdelghafour Elaaziz ... Abou Tarek

segunda-feira, 27 de junho de 2011

The Other Woman (As Coisas Impossíveis do Amor)

Na época de Cisne Negro eu fui ver a lista de filmes que a Natalie Portman havia feito e me deparei com este As Coisas Impossíveis do Amor, que também tinha no elenco Lisa Kudrow (a eterna Phoebe de Friends). Isso bastou para simpatizar com o filme e guardei para ver mais pra frente. E agora, meses depois, finalmente resolvi desenterrá-lo aqui para ver.

A sinopse é a seguinte: Emilia (Natalie Portman) está tentando superar a dor da perda de seu filho recém-nascido, enquanto se esforça ainda para melhorar a sua relação com seu enteado e a ex-mulher (Lisa Kudrow) de seu marido. 

A história poderia ser melhor contada e deveria ser mais carregada no drama também, mas enfim...acabaram fazendo uma bobice aonde os personagens tem poucas nuances. São inflexíveis demais em suas opiniões e idiossincrasias. A ex-mulher então é pintada como uma megera sem coração que quer destruir a felicidade do casal a qualquer custo. E para piorar o final é daqueles hollywoodianamente previsíveis de dar dó. Uma pena, pois teria espaço para criar situações muito mais interessantes como pode ser visto no recente Rabbit Hole, que tem matizes próximas a este filme, e explora muito melhor a relação do casal após a perda de uma criança. 



Ficha Técnica:
Título Original: The Other Woman
Título no Brasil: As Coisas Impossíveis do Amor
Direção: Dan Roos
Roteiro: Dan Roos
Gênero: Drama
Origem: EUA
Duração: 120min


Elenco:
Natalie Portman ... Emilia Greenleaf
Lisa Kudrow ... Carolyne
Lauren Ambrose ... Mindy
Elizabeth Marvel ... Pia
Anthony Rapp ... Simon
Scott Cohen ... Jack
Charlie Tahan ... William

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Foo Fighters: Back and Forth

Outro dia mesmo li uma matéria falando sobre os 20 anos do "Nevermind"do Nirvana e fiquei até surpreso! Putz, vinte anos? Ainda me lembro de haver comprado o disco em LP numa lojinha de música na Praça Seca, que há muito tempo já fechou as portas. LP, né? Denota velhice, eu sei mas enfim, pouco tempo depois do fim do Nirvana, nascia o Foo Fighters que fez um sucesso discreto no primeiro album mas ao mesmo tempo lançou um clipe ("Big Me") que marcou época aonde os músicos faziam uma paródia aos comerciais de Mentos. Eu ainda estava no colégio e lembro de comentar com os amigos no recreio sobre o clipe. Não comprei nenhum álbum deles na época (e nem depois), mas os clips na MTV continuavam vindo e sempre chamando atenção. "My Hero", "Everlong", "Learn to Fly" e isso acabou despertando uma simpatia minha pela banda. Em 2001 eles vieram tocar no Rock in Rio 3 - quando o festival ainda era rock - e eu fui lá conferir. Conhecia apenas as mais famosas, mas mesmo assim achei o show muito bom, cheio de energia. Porém depois, passou e continuei acompanhando a distância a carreira deles vendo um clipe novo surgir de vez em quando. E nada mais. Porém uns poucos meses atrás li que eles lançaram o cd "Wasting Light" e rapidamente o álbum fazia parte da playlist do meu telefone. E quando finalmente li uma matéria sobre o documentário do Foo Fighters, fiquei curioso, pois sinceramente nunca havia me preocupado em saber nada sobre a banda. 

O documentário é bem completo no que se refere a criação e trajetória da banda, cobrindo desde a morte do Kurt Cobain até as gravações do Wasting Light, passando por todas as formações musicais do grupo até a atual. E é feito de forma bem sincera com depoimentos dos membros e ex-membros da banda, aparições na TV, shows e premiações. Bem bacana mesmo. Pra quem tem ao menos simpatia pela banda, vale uma olhadinha.


Ficha Técnica:
Título Original: Foo Fighters: Back and Forth
Título no Brasil: ??
Direção: James Moll
Gênero: Documentário
Origem: EUA
Duração: 100min


Elenco:
William Goldsmith ... Himself
David Grohl ... Himself
Taylor Hawkins ... Himself
Nate Mendel ... Himself
Chris Shiflett ... Himself
Pat Smear ... Himself
Franz Stahl ... Himself

The Boy in the Striped Pyjamas (O Garoto do Pijama Listrado)

A Prefeitura do Rio lançou um projeto que visa estimular a leitura nos professores da rede pública de ensino e com isso periodicamente oferta livros (pasmem, atuais) para que o corpo docente esteja em constante reciclagem. Faz sentido, pois a partir do momento em que o próprio professor seja um entusiasta da leitura, é mais fácil que o hábito seja estimulado com os seus alunos. E isso acabou me beneficiando indiretamente, já que minha mãe é professora da rede pública e ganha estes livros também. Um dos livros recentes que ela ganhou nesse projeto foi o "O Garoto do Pijama listrado" de John Boyne que conta a história de um garoto que a sua revelia é posto em contato com o holocausto nazista. O livro é incrível, pois contrapõe uma pegada bem infantil no uso da linguagem, ao horrores de Auschiwtz. Fácil de ler e curtinho. Eu sabia que já ouvido este título em algum lugar, mas só quando fizeram o comentário "ah esse filme é muito bom" é que caiu a ficha de ele havia sido levado a telona. E resolvi conferir também.

Há algumas leves modificações na história e na composição dos personagens na adaptação para a película, que não compromete o enredo do filme, porém a força da história no livro é muito superior. No filme os personagens estão muito superficiais e a inocência de Bruno fica bem menos evidente. Uma pena, pois a história é muito boa, mas a adaptação fica devendo ao original. Faltou a direção mais forte e uma trabalho mais intenso na direção de arte (um Tim Burton da vida, deixaria o filme muito mais sombrio). O resultado é apenas ok.

Ficha Técnica:
Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Título no Brasil: O Garoto do Pijama Listrado
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman
Gênero: Drama
Origem: UK / USA
Duração: 94min


Elenco:
Asa Butterfield ... Bruno
Zac Mattoon O'Brien ... Leon (as Zac Mattoon-O'Brien)
Domonkos Németh ... Martin
Henry Kingsmill ... Karl
Vera Farmiga ... Mother

sábado, 18 de junho de 2011

Inside Job (Trabalho interno)

Em 2008 os EUA desencadearam a maior crise financeira global desde a crise da bolsa 1929. O governo americano precisou desembolsar 700 bilhões de dólares para evitar que a falência do banco de investimentos Lehaman Brothers provocassem o colapso do sistema financeiro que vigora no mundo hoje. Mas o que exatamente desencadeou este processo e porquê nada foi feito para evitá-lo é justamente o foco deste excelente documentário que ganhou o Oscar em 2011.

Ainda que economia seja um assunto bem árido para quem não está acostumado com os termos técnicos e as principais correntes de pensamento desta ciência, o filme consegue reunir e editar de forma brilhante e bastante inteligível os processos que levaram a criação da crise mundial de setembro de 2008. Pra quem já tem interesse pelo tema, corra e veja ontem. Filmaço.

Ficha Técnica:
Título Original: Inside Job
Título no Brasil:  Trabalho Interno
Direção: Charles Ferguson
Roteiro: Charles Ferguson
Gênero: documentário
Origem: EUA
Duração: 120min


Elenco:
Matt Damon ... Narrator (voice)
William Ackman ... Himself
Daniel Alpert ... Himself
Jonathan Alpert ... Himself
Sigridur Benediktsdottir ... Herself
Ben Bernanke ... Himself (archive footage)
Willem Buiter ... Himself
George W. Bush   ...  Himself